quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Torta de limão no palito

Outro dia estava olhando imagens de tortas de limão quando me deparei com essa ideia interessantíssima e claro que eu não poderia deixar de testar essa receita, aliás é a segunda vez que estou fazendo. A parte inicial da receita é bem fácil, as dificuldades podem surgir na hora de bater o chantilly e de  cobrir com o chocolate. Coloquei umas dicas no final.





Fonte: Ptit Chef
Massa:
Ingredientes:
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de margarina
  •  2 ovos + 1 gema
 
Modo de fazer:
  1. Misture todos os ingredientes numa bacia, amasse bem e deixe descansando por 30 min na geladeira.
  2. Forre os fundos e as laterais de uma forma de aro removível com 28cm de diâmetro, faça furos com um garfo e leve ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos, sem deixar dourar demais.

Recheio:
Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • Suco de 2 limões
  • 1 pote de nata

Modo de fazer:
  1. Misture o leite condensado e o suco de limão e despeje sobre a massa já fria.
  2. Para finalizar bata a nata até o ponto de chantilly, mais ou menos 2 minutos e coloque sobre o creme de limão. Eu misturei no chantilly, depois de batido, 2 colheres (sopa) de açúcar.
  3. Se ficar sobrando massa, corte deixando na altura do chantilly.
  4. Com a ponta da faca marque as fatias (eu fiz 12 fatias) e espete o palito de picolé. Leve ao freezer por uma hora.
  5. Após esse tempo corte as fatias até o fim e leve novamente ao freezer até o dia seguinte.


Cobertura:
500g de chocolate ao leite ou meio amargo derretido. Não precisa fazer a temperagem do chocolate, pois a torta ficará sempre no congelador. Eu costumo usar sempre o chocolate meio amargo, pois assim não fica tão enjoativo.

Banhe individualmente as fatias da torta e coloque sobre papel alumínio. Para decorar, coloque um pouco do chocolate derretido em um saquinho, faça um furo fino na ponta e faça riscos sobre as fatias.



Caso prefira, retire do freezer alguns minutos antes de consumir.





Dica:
Para o chantilly:
Antes de bater, eu sempre coloco a nata e um pouco de leite (um pouco menos de meia xícara) no freezer e deixo até que o leite comece a criar gelo na superfície. Depois coloco na batedeira a nata e o leite gelado e bato na velocidade alta por aproximadamente 2 minutos, ou até que fique  consistente. Depois disso eu misturo 2 colheres de açúcar.

Para derreter o chocolate:
Eu uso o chocolate fracionado da Harald, tem na versão gotas de chocolate e barra. A barra precisa ser cortada em pedaços menores antes de derreter. Eu costumo derreter no micro-ondas, para isso vou derretendo aos poucos, de 30 em 30 segundos, retirando toda vez para mexer. Se eu vejo que ele já está bem quente e a maior parte já derreteu eu retiro do micro-ondas e fico mexendo até derreter todo o resto que ficou. O chocolate fracionado dispensa a temperagem, então é mais fácil trabalhar com ele.


Espero que gostem da ideia, eu amei.


Até a próxima...

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, amei!!!!!